Blog Home / Receitas / Bloody Mary: duas receitas do icônico drink com tomate

Bloody Mary: duas receitas do icônico drink com tomate

Há quem vire o nariz quando o assunto é tomate, mas não podemos negar que o Bloody Mary é um drink icônico e bastante saboroso. Parte dos drinks clássicos, ele é feito com vodka, suco de tomate e condimentos, pode ser encontrado em bares, festas e, até mesmo, em cafés da manhã. Isso porque seu sabor ácido e apimentado combina muito bem com ovos mexidos, waffles, panquecas etc.

Seguindo a receita base, esse drink com vodka se torna bastante personalizável nas suas guarnições. No artigo de hoje, você vai entender o que é o Bloody Mary, seus ingredientes, como prepará-lo em casa e suas variadas histórias!

Origem e os temperos do Bloody Mary

O Bloody Mary não escapa das inúmeras histórias sobre sua origem, sem ter uma realmente oficial e comprovada. Existem diversas reinvindicações pela sua criação, algumas mais aceitas, outras nem tanto. Vamos te contar três delas!

A mais popular diz que o coquetel foi criado no famoso Harry’s New York Bar, em Paris. É nele que também acreditam que outros drinks podem ter sido criados, como o White Lady, o French 75 e o Sidecar. A história conta que ele foi criado por um bartender chamado Fernand Petiot, na década de 1920, que pensou em chamar sua nova invenção de “Bucket of Blood” (Balde de Sangue, do inglês). Mas mudou de ideia devido a clientela, já que sua maioria eram estadunidenses expatriados e o Bloody Mary conseguia disfarçar o álcool com o suco de tomate, podendo ser replicado nos Estados Unidos durante a Lei Seca no país.

Já outra história atribui a criação à realeza inglesa. Durante o reinado de Maria I da Inglaterra, a monarca ganhou o apelido de “Bloody Mary” (do inglês, Maria Sangrenta) devido à grande perseguição religiosa que ocorreu durante o seu reinado. Mas não existe comprovação alguma disso, se tornando apenas mais uma lenda urbana em torno do coquetel.

Uma outra possibilidade é a evolução natural na mistura de ingredientes. O suco de tomate já era conhecido e muitos colocavam álcool no preparo de um coquetel simples. Com essa base, bartenders entusiastas começaram a experimentar novos ingredientes e temperos, criando a versão moderna que conhecemos hoje.

Alguns temperos são clássicos no drink, são eles: molho de pimenta e o molho inglês. Esses dois elementos trazem um sabor picante, umami e mais profundidade para a bebida. Além deles, temos ainda o suco de limão, para equilibrar a acidez. Como falamos, o coquetel abre as possibilidades de personalizar com inúmeras guarnições. O aipo é a mais tradicional entre elas, mas também temos as azeitonas, fatias de limão, pepinos em conserva e até mesmo bacon.

Bloody Mary Receita Absolut

Imagem de dois copos de Bloody Mary sobre uma tábua com limões ao redor. Ao fundo, uma garrafa de vodka Absolut e outros objetos.

Ingredientes

40 ml de Vodka Absolut Core

60 ml de suco de tomate

5 ml de suco de limão

5 ml de vinho do porto

5 ml de molho inglês

1 pitada de sal e pimenta do reino

1/3 de colher bailarina de raiz forte

Modo de preparo

Em uma coqueteleira adicione todos os ingredientes e utilize a técnica de throwing para gelar (passe de uma coqueteleira para outra utilizando um coador julep), passe para um copo com gelo e decore com um talo de aipo.

Bloody Mary Receita de Nathiaga Borges

Foto da Nathiaga Borges, uma mulher de pele parda, com um delineado de gatinho e cabelos crespos presos num coque. Ela segura um copo com o Drink Bloody Mary e tem suas unhas pintadas de preto.

Bloody Mary, criado por Nathiaga Borges na 1ª temporada de Bar Aberto para o desafio de Drinks Clássicos. Drink levemente apimentado, de complexidade média, feito com Absolut Original.

Ingredientes

50 ml de Absolut Original

100 ml de suco de tomate

15 ml de molho inglês

15 ml de suco de limão siciliano

2 gotas de pimenta tabasco

1 pitada de sal

1 talo de salsão

1 azeitona

Modo de Preparo

Em um copo alto, adicione a dose de Absolut Original, suco de tomate, molho inglês, suco de limão siciliano, gotas de pimenta tabasco e sal. Mexa para incorporar. Adicione gelo e finalize com um talo de salsão e uma azeitona.


Que tal descobrir novas receitas de drinks, como 3 coquetéis com frutas ou as mais fáceis para encontrar os amigos? É só acessar o blog do Bar Aberto e ficar por dentro do mundo da coquetelaria com curiosidades, dicas de harmonização e muito mais!

Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).