Postado 27 de junho de 2023 em Curiosidades, Dicas para Drinks
Os drinks flamejantes são uma atração em muitos bares e restaurantes ao redor do mundo, e muitos bartenders criativos usam a técnica para adicionar um elemento extra às suas criações. Alguns consideram até como bebidas exóticas. É importante lembrar, no entanto, que a flambagem deve ser feita com cuidado e precaução, para evitar acidentes e garantir a segurança, seja em casa ou no bar.
Acredita-se que essa técnica de servir bebidas em chamas tenha se originado na França, por volta do final do século XIX. Os bartenders franceses da época buscavam maneiras de dar um toque especial e elegante aos seus coquetéis, e a flambagem acabou se tornando uma técnica popular. Além disso, havia uma crença de que o fogo ajudava a “purificar” a bebida, tornando-a mais agradável ao paladar.
Uma das receitas de drinks com fogo mais famosas, que usa a flambagem, é o “Café Brulot”, uma mistura de conhaque, café e temperos. Outro exemplo é o “Scorpion Bowl”, um coquetel tiki que é servido em uma tigela rodeada por chamas.
Receitas de drinks
Lembre-se de que a flambagem nos drinks com fogo deve ser feita com cuidado e precaução, para evitar acidentes e garantir a segurança. Uma dica importante é esquentar a colher bailarina, colocar um pouco da bebida em cima e acender com um isqueiro, usando-a como guia para a flambagem no copo. Apague o fogo antes de beber o coquetel ou use um canudo de inox.
B-52 Flamejante
15 ml de licor de café
15 ml de licor de laranja
15 ml de licor de irish cream
3 gotas de rum Havana Club 3 anos
Modo de preparo
Coloque os três licores em camadas em um copo de shot, na sequência acima. Utilize a colher bailarina para derramar devagar e ajudar a formar as camadas. Coloque as três gotas de rum na colher e acenda, levando até o drink para flambar. Apague e sirva imediatamente.
Flaming Lamborghini
30 ml de licor de café
30 ml de licor de sambuca
30 ml de licor de irish cream
30 ml de blue curaçao
Café quente (opcional)
Modo de preparo
Misture os licores de café, sambuca e irish cream em um copo de shot. Em um copo separado, coloque o blue curaçao e aqueça ligeiramente com um maçarico ou isqueiro. Despeje o blue curaçao aquecido sobre os licores misturados e, em seguida, acenda com um isqueiro. Sirva imediatamente, ou adicione café quente para apagar as chamas antes de beber.
Drink Azul Flamejante
45 ml de Absolut Vodka
30 ml de blue curaçao
30 ml de suco de limão
15 ml de xarope de açúcar
Pitada de canela em pó
Pitada de sal
Modo de preparo
Misture a vodka, o blue curaçao, o suco de limão e o xarope de açúcar em uma coqueteleira com gelo. Agite bem e coe em um copo de coquetel com sal na borda. Utilize um pouco de vodka em uma colher bailarina para acender e levar a chama até o copo. Polvilhe a canela em pó sobre as chamas para produzir um efeito de faíscas. Apague e sirva imediatamente.
Pumpkin Pie Flamejante
45 ml de Absolut Vodka
30 ml de suco de abóbora
30 ml de licor de baunilha
15 ml de xarope de açúcar
1 pitada de noz-moscada
Canela em pó (para decorar)
3 gotas de rum
Modo de preparo
Misture a vodka, o suco de abóbora, o licor de baunilha e o xarope de açúcar em uma coqueteleira com gelo. Agite bem. Coe a mistura em um copo de coquetel. Polvilhe a noz-moscada sobre a bebida e decore com um pouco de canela em pó. Despeje o rum em uma colher bailarina e acenda com um isqueiro, levando-a até o copo. As chamas devem se espalhar pela superfície da bebida. Deixe as chamas queimarem por alguns segundos e, em seguida, sopre-as com cuidado para apagá-las antes de beber.
Quer saber mais sobre o mundo da coquetelaria? No Bar Aberto você encontra diversas receitas de drinks com e sem álcool, além de dicas de mixologia, harmonização e curiosidades sobre as bebidas. Acesse e confira!
* Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).