Postado 9 de novembro de 2023 em Whisky, Receitas
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o Hot Toddy não é um drink quente com achocolatado. Na verdade, é uma bebida que leva whisky, limão, mel e especiarias em sua composição. Ele costuma ser servido ainda quente em xícaras e é uma boa opção para os dias frios.
A seguir, te contamos mais sobre a origem do coquetel e ensinamos a prepará-lo em casa. No final do artigo, você também confere uma receita de quentão, considerado uma variação brasileira do Hot Toddy. Venha com a gente!
Origem do coquetel
Assim como acontece com diversos coquetéis mais antigos, o Hot Toddy não possui uma origem exata. Muitos acreditam que ele surgiu no início do século XVIII, quando já existiam rotas comerciais entre o Reino Unido e a Índia. Durante as expedições, os europeus tiveram contato com a bebida indiana chamada Toddy – que é feita a partir da seiva da árvore da Palma – e a introduziram nos países que compõem o Reino Unido.
Outra teoria que busca explicar seu nome é a de que o drink quente é uma homenagem ao poema The Morning Interview, escrito pelo inglês Allan Ramsay. No texto, o poeta se refere a uma bebida com água quente, chá e especiarias, chamada de Todian Spring.
Seja qual for a história verdadeira, uma coisa é certa: o Hot Toddy se tornou um dos principais drinks para o frio e se popularizou por todos os continentes.
Receita de Hot Toddy
Agora que você já conhece a origem do Hot Toddy, que tal aprender a prepará-lo? Confira a receita do coquetel abaixo:
Ingredientes
45 ml de whisky Jameson
8 ml de suco de limão espremido
8 ml de xarope de mel
5 ml de xarope de açúcar
60 ml de água quente
3 cravos
Fatia de limão para decorar (opcional)
Modo de preparo
Para preparar ao xarope, misture três medidas de mel com uma de água e aqueça até virar um líquido homogêneo. Coloque-o em uma xícara de vidro ou metal e adicione os outros ingredientes. Mexa delicadamente para misturar os sabores e sirva ainda quente.
Quentão: o Hot Toddy brasileiro
Se você está em busca de bebidas para o frio, também pode preparar o famoso quentão, que é considerado o Hot Toddy brasileiro. Apesar de ser um símbolo das festas juninas, ele pode ser apreciado em todas as épocas do ano, principalmente por quem gosta de drinks com especiarias. Em vez de whisky, ele leva cachaça em sua base alcoólica. Além disso, conta com laranjas, gengibre, maçãs e outros ingredientes. Descubra como fazer o drink:
Ingredientes
3 xícaras de chá de cachaça Janeiro
2 xícaras de chá de água
1½ xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de gengibre ralado
casca de 1 laranja
casca de 1 limão
2 paus de canela
3 cravos
1 anis estrelado
Fatias de maçã para decorar (opcional)
Fatias de laranja para decorar (opcional)
Modo de preparo
Em uma panela, adicione o açúcar, gengibre, cravos, anis estrelado e paus de canela. Leve ao fogo médio até que o açúcar derreta completamente e vire um caramelo. Desligue o fogo e acrescente as cascas de laranja e de limão. Coloque água aos poucos e misture delicadamente. Leve ao fogo médio novamente e adicione a cachaça. Mexa até começar a ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Sirva o quentão em xícaras de vidro ou metal. Finalize com fatias de maçã e laranja e sirva ainda quente.
Aqui no blog Bar Aberto você encontra diversas receitas de drinks com whisky para preparar em casa, como o Sazerac e o Ballan’N’BK. Acesse e saiba mais!
Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).