Blog Home / Receitas / Margarita: um clássico da cultura mexicana para fazer em casa

Margarita: um clássico da cultura mexicana para fazer em casa

Um drink clássico que faz parte da cultura mexicana, a Margarita traz uma combinação equilibrada de sabores doces, ácidos, cítricos e com o característico sal na borda da taça. Sendo um coquetel refrescante e icônico, pode ser visto figurando em cenas de filmes hollywoodianos com cenários de praia, piscina e férias.

No artigo de hoje você vai descobrir como fazer Margarita, um drink com tequila, suas possíveis origens e variações para experimentar em casa!

A origem da Margarita

Imagem de um brinde com copos de Margarita, na mesa uma garrafa de tequila Altos Plata, pratos de comida e potes com decoração mexicana.

A Margarita não possui uma história oficial e sim diversas possibilidades para sua origem. O que sabemos é que suas raízes estão no México. Podemos citar três possibilidades para a criação do coquetel.

Uma delas remota a década de 30 em Tijuana, no México. Segundo contam, o barman Carlos “Danny” Herrera, barman do Rancho La Gloria, criou um drink especial para uma cliente chamada Marjorie King. Isso porque Marjorie era alérgica as bebidas alcoólicas, a única que não fazia mal era a tequila. Pensando nisso, o barman misturou tequila, suco de limão e licor de laranja, com bastante gelo. O nome seria uma homenagem a Marjorie, que alguns dizem ser “Margarita” em espanhol.

Já outra história diz que o coquetel foi criado por Socorro “Cuca” Sosa, uma socialite mexicana. Ela conta que criou a Margarita para um hóspede no final dos anos 40. Também temos outra socialite nas lendas do drink, a americana Margareth Sanders, que teria organizado uma festa com celebridades de Hollywood em Acapulco. Como forma de agradar os convidados, pediu para que o barman criasse um drink original. E assim teria sido nascido a Margarita, em sua homenagem.

Margarita Receita

Imagem de copos de Margarita com sal e limão na borda, cercados por uma garrafa de Tequila Altos Plata e um pote com limões, em uma mesa com gelo.

Ingredientes

50 ml de Tequila Altos Plata

30 ml de licor de laranja

30 ml de suco de limão

Cubos de gelo

Sal (para a borda do copo)

Rodela de limão (para decorar)

Modo de preparo

Primeiro, pegue um copo de Margarita (ou outro copo de coquetel) e umedeça a borda externa com uma fatia de limão. Em seguida, coloque sal em um prato raso e mergulhe a borda para que o sal possa aderir.

Encha o copo com gelo para resfriá-lo enquanto prepara o coquetel. Em uma coqueteleira, adicione a tequila prata, o licor de laranja, o suco de limão e cubos de gelo. Agite vigorosamente por cerca de 15 a 20 segundos para resfriar e misturar bem os ingredientes. Use um coador para despejar o conteúdo da coqueteleira no copo preparado com a borda salgada e gelo fresco. Adicione uma rodela de limão à beira do copo como decoração.

Variações da Margarita

 Imagem de um copo e uma taça com variações da Margarita. Atrás deles, uma garrafa de Tequila Altos Plata com rodelas de limão e hibisco ao lado. Sobre a mesa, também há utensílios de bar, e ao fundo, cactos.

A criatividade não tem limites quando se trata de adaptar um coquetel clássico com novos sabores, sejam por frutas ou por outros ingredientes inusitados. Com a base de tequila, suco cítrico e licor de laranja, é possível criar receitas e experimentar combinações marcantes. Abaixo, deixamos algumas sugestões!

Margarita de Frutas: para um drink bem tropical, adicione purês de frutas como morango, manga, maracujá ou framboesa à receita tradicional.

Margarita de Morango: mais cor e um sabor adocicado? É só substituir o suco de limão por suco de morango e adicionar morangos frescos ou congelados.

Margarita de Melancia: mais uma fruta que traz refrescância e cor! Use suco de melancia e adicione pedaços pequenos para uma versão mais adocicada.

Margarita de Abacaxi: o abacaxi também combina muito bem! Utilize suco de abacaxi no lugar do suco de limão e adicione pedaços da fruta à mistura.

Margarita de Pepino e Manjericão: esse pode ser um sabor inusitado, mas bastante refrescante. Adicione fatias de pepino e folhas de manjericão à receita clássica.

Margarita de Hibisco: para quem gosta de sabor floral, o hibisco é uma ótima opção. Infunda chá de hibisco na tequila antes de preparar o coquetel.

Margarita de Mezcal: quer um sabor mais rústico? Substitua a tequila pelo mezcal e tenha um drink com perfil defumado e terroso.


Que tal descobrir novas receitas, como 3 drinks com frutas, ou conhecer nossas dicas para degustar tequila? É só acessar o blog do Bar Aberto e ficar por dentro do mundo da coquetelaria com curiosidades, dicas de harmonização e muito mais!

Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).