Blog Home / Receitas / Moscow Mule: aprenda tudo sobre esse drink clássico

Moscow Mule: aprenda tudo sobre esse drink clássico

O Moscow Mule é um coquetel clássico que tem sido popular desde sua criação na década de 1940. Ele é feito com vodka, ginger beer e suco de limão. Para quem busca um drink com vodka para os dias e noites quentes de verão, o Moscow Mule é muito fácil de fazer. Com poucos ingredientes você pode aproveitar sozinho ou com amigos, e ainda harmonizar com petiscos como linguiças, amendoins apimentados e ceviche de peixe branco. Vai bem do happy hour ao jantar especial.

Quer saber mais sobre esse drink e aprender como fazer o Moscow Mule? É só continuar neste artigo que a gente te conta!

O que é Moscow Mule?

O Moscow Mule nasceu na ensolarada Califórnia, uma criação conjunta que envolveu Sophie Berezinski, filha de um fabricante russo de canecas de cobre, John Martin, dono de uma destilaria de vodka e Jack Morgan, empresário do bar Cock n’Bull, que também fabricava ginger beer. Os três não viam seus negócios prosperarem e em 1941 se juntaram para criar um drink que evidenciasse o melhor de cada produto, com um toque cítrico e refrescante de limão.

Uma curiosidade interessante é que a caneca de cobre em que o Moscow Mule é servido não é apenas decorativa, ela também serve um propósito funcional: ajuda a manter a bebida gelada por mais tempo, o que é especialmente útil em dias quentes de verão. O Moscow Mule ganhou fãs e se espalhou pelo mundo com a receita clássica e releituras próprias de cada bar.

Moscow Mule Receita

O Moscow Mule é um drink fácil de fazer, requer apenas três ingredientes: vodka, ginger beer e suco de limão. Não é necessário usar um shaker ou qualquer equipamento especial para prepará-lo.

Além disso, ele é um drink versátil, permitindo que você ajuste as quantidades de ingredientes de acordo com seu gosto pessoal. Se prefere um sabor mais forte de vodka, basta adicionar mais. Se prefere um sabor mais suave, basta adicionar mais ginger beer.

Abaixo segue a receita

  • 60 ml de Absolut Vodka;
  • 180 ml de ginger beer ou ginger ale;
  • 15 ml de suco de limão;
  • Gelo;
  • Meia-lua de limão para decorar.

Modo de preparo

Em uma caneca adicione a Absolut Vodka, o gelo, o suco de limão e a ginger beer ou ginger ale, e misture. Decore com a meia-lua de limão na borda. Para deixar ainda melhor, sirva o drink na caneca de cobre e tenha a experiência completa do Moscow Mule.

Como fazer a espuma do Moscow Mule?

Você aprendeu a preparar um Moscow Mule original, mas existe uma variação da receita que leva uma deliciosa espuma de gengibre por cima do drink. Pode-se usar a Espuma de Gengibre Easy Drinks ou aprender como fazer a espuma do Moscow Mule em casa. Saiba agora como preparar e deixar seu drink mais especial!

  • 125 ml de mistura pronta para chantilly;
  • 30 ml de xarope de gengibre;
  • 2 colheres de chá de raspas de gengibre.

Modo de preparo

Adicione na batedeira a mistura para chantilly e o xarope de gengibre, comece batendo em velocidade baixa e aumente para a média após 1 minuto até atingir uma consistência encorpada e cremosa. Pare de bater e acrescente as raspas de gengibre, misture delicadamente para não perder a consistência. Pronto! Agora é só usar a espuma no seu Moscow Mule. Você também pode usar essa espuma para drinks em outras receitas.

No Bar Aberto você também encontra o Kit Moscow Mule, que facilita a preparação em casa, e a Absolut Vodka 1L!


Quer saber mais sobre drinks, curiosidades  e dicas ? É só acessar o blog do Bar Aberto e ficar por dentro do mundo da coquetelaria!

Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija.