Blog Home / Harmonização / O que combina com Whisky? Algumas dicas para acompanhar a bebida

O que combina com Whisky? Algumas dicas para acompanhar a bebida

Pessoas apreciando a harmonização de Whisky com alimentos.
Pessoas apreciando a harmonização de Whisky com alimentos.

Foto ilustrativa exemplificando harmonização e combinação de Whisky com comidas.

A gente te ajuda a vencer o desafio de harmonizar whisky. Encontrar uma boa harmonização para o whisky pode parecer um desafio, mas não é! Existem muitas opções para combinação, que já dão inclusive aquela vontade de chamar os amigos para experimentar. Especialistas dizem que um dos desafios para encontrar uma combinação que dê match com o whisky é o sabor forte da bebida, mas a gente fez uma lista de comidinhas tops para harmonizar com um bom whisky!

Castanhas, avelãs, nozes, amendoim e por aí vai…

Você pode harmonizar whisky com castanhas do Pará, avelãs, nozes, amendoim e até pipoca. Essas sementes têm sabor neutro e não vão ficar brigando com a bebida pela atenção das suas disputadas papilas gustativas, e melhor: vão dar toques diferentes para a combinação. Match certo!

Imagem ilustrativa de mix de castanhas, avelãs, nozes e amendoin para harmonização com Whisky.

Chocolate

Imagem ilustrativa de chocolate.

Todo chocólatra apaixonado por whisky abre o sorrisão depois de descobrir as combinações da bebida com chocolate. Por exemplo, quem prefere o chocolate ao leite, vai amar a combinação com um Bourbon whiskey, que tem sabor menos adocicado. Outra combinação é a de chocolate branco, mais doce, e um Single Malt com notas de chocolate. Porque combinar chocolate com chocolate é bom demais. A última dica de harmonização de chocolate é para quem ama o meio-amargo: combinar o amargo do chocolate com o sabor intenso do whisky é garantia de elogios.

Outra combinação é a de chocolate branco, mais doce, e um Single Malt com notas de chocolate. Porque combinar chocolate com chocolate é bom demais. A última dica de harmonização de chocolate é para quem ama o meio-amargo: combinar o amargo do chocolate com o sabor intenso do whisky é garantia de elogios.

Queijos

Não é uma combinação tão famosa quanto queijo e vinho, mas a experimente a harmonização de queijos com whisky e depois nos conta o que achou. Vale a pena! Tente misturar whiskys mais leves e de corpo médio com cheddar ou Camembert, e quem sabe unir os sabores do queijo parmesão com um whisky mais frutado e oleoso. E, por fim, os defumados, que tem como seu par perfeito os queijos gouda e gorgonzola. Só amor!

Carne e Peixes e Frutos do mar

Algumas combinações surpreendem, como a de carne bovina, foie gras e um whisky mais cremoso e aromático. Outras fazem sentido a primeira vista, como a harmonização de bebidas mais leves e menos encorpadas com peixes, como salmão e truta. A dica gold é servir o whisky geladinho, mas não muito, para estimular o aroma frutado da bebida no momento em que você estiver bebendo.

Imaginou né? A gente também.

Um erro muito comum

Imagem ilustrativa de combinação e harmonização de whisky com comidas defumadas.

Até pode parecer que faz sentido, mas harmonizar defumado com defumado não dá muito certo não. Um whiskey muito turfado, o que é indicado pelo uso de mais ou menos turfa no procedimento de secagem dos grãos maltados da bebida, acaba brigando com combinações de sabor mais suave e apaga o sabor da comida.

Deslike por favor!

O que você deve evitar harmonizar com whisky? Fique longe de petiscos ácidos, como azeitonas e picles. Além disso, pratos com mostarda não são recomendados.

Deslike, desmatch, e o que mais tiver direito!

Existem muitos tipos de whisky e, assim como vinhos, cada um tem o seu par ideal. O importante é estar aberto para descobrir novos sabores, experimentar o novo e nunca esquecer de beber com moderação.

[BEBA COM MODERAÇÃO. CONTEÚDO DESTINADO A MAIORES DE 18 ANOS]