Blog Home / Receitas / Sazerac: o clássico de Nova Orleans

Sazerac: o clássico de Nova Orleans

Se você busca um coquetel clássico, o Sazerac é um deles. Considerado uma das primeiras receitas de drinks dos Estados Unidos, sua história começa no século XIX e continua até hoje, sendo a cara de Nova Orleans.

Inicialmente feito com um famoso conhaque francês, o Sazerac de Forge et Fils, a receita mudou devido uma praga que afetou a Europa. Quer saber mais sobre essa história e aprender como fazer drinks variados com a mesma receita? Vem com a gente que te explicamos tudo!

Do conhaque ao Rye Whiskey

Em meados do século XIX, Swell T. Taylor vendeu seu bar para começar um negócio de bebidas importadas. A principal marca escolhida para isso foi o Sazerac de Forge et Fils, de uma empresa localizada em Limoges, na França. O bar de Taylor foi comprado por Aaron Birde e John B. Schiller, e continuou se chamando Exchange Coffee House. Foi ali que a primeira versão do Sazerac nasceu, usando o conhaque que Taylor importava, açúcar e o famoso Peychaud’s Aromatic Bitters.

Devemos dizer que o Sazerac não seria o mesmo sem os bitters criados pelo farmacêutico Antoine Peychaud. O coquetel ficou tão famoso em Nova Orleans, que Thomas H. Handy adquiriu o Exchange Coffee House e mudou seu nome para Sazerac Coffeehouse. Além disso, ele também comprou a farmácia e as fórmulas dos bitters de Peychaud. Com isso, tinha os principais ingredientes para fazer o coquetel.

Porém, a história mudou. Devido à praga de filoxera, a Europa sofreu com a perda de muitos vinhedos, especialmente na França. Os vinhos sofreram e os conhaques também. Com dificuldade de conseguir seu principal ingrediente, Handy reinventou a receita, substituindo o conhaque pelo whiskey de centeio (Rye Whiskey). Essa não foi a única mudança, no seu coquetel o copo também era lavado com absinto.

Ao longo dos anos, o Sazerac se tornou um símbolo da cidade de Nova Orleans e foi oficialmente declarado “coquetel oficial da cidade” em 2008. É um coquetel apreciado por sua complexidade de sabores, com o toque de especiarias do whiskey de centeio combinado com a doçura sutil do açúcar e a fragrância do absinto e da casca de limão.

Receita clássica do Sazerac

Esta receita clássica do Sazerac com uísque de centeio, xarope de açúcar e absinto oferece a combinação tradicional de sabores que tornam esse coquetel tão distintivo e apreciado.

Ingredientes

60 ml de whisky de centeio (Rye Whiskey) ou Ballantine’s American Barrel

1 cubo de açúcar ou 5 ml de xarope simples de açúcar

2 dashes de Peychaud’s Bitters

1 dash de absinto

Casca de limão

Modo de Preparo

Em um copo tipo rocks, coloque o cubo de açúcar (ou xarope simples de açúcar) e adicione os dashes de Peychaud’s Bitters. Macere o açúcar e os bitters até dissolver completamente. Adicione o whisky de centeio e mexa bem para combinar os ingredientes. Encha o copo com cubos de gelo e mexa novamente até o coquetel ficar bem gelado.

Em um copo separado, lave a parte interna com absinto, garantindo que as paredes internas sejam revestidas com uma camada fina da bebida. Descarte o excesso. Coe o coquetel do copo de mistura para o copo lavado com absinto previamente preparado. Finalize torcendo a casca de limão sobre o copo para liberar os óleos essenciais e esfregue a casca ao longo da borda do copo antes de colocá-la como guarnição.

Sazerac com conhaque

Essa variação é uma volta às raízes do Sazerac original, que foi feito inicialmente com conhaque.

Ingredientes

60 ml de Cognac Martell VSOP

1 cubo de açúcar ou 5 ml de xarope simples

2 dashes de Peychaud’s Bitters

1 dash de absinto

Casca de limão

Modo de preparo

Em um copo rocks, coloque o cubo de açúcar (ou o xarope simples) e adicione os dashes de Peychaud’s Bitters. Macere o açúcar e os bitters até dissolver completamente o açúcar. Adicione o conhaque e mexa bem. Encha o copo com cubos de gelo e mexa novamente até o coquetel ficar bem gelado. Em um copo separado, lave a parte interna com absinto, descartando o excesso de líquido. Coe o coquetel do copo de mistura para o copo previamente preparado. Torça a casca de limão sobre o copo e esfregue na borda antes de usá-la como guarnição.

Sazerac com rum

Nesta variação, o rum escuro substitui o whisky de centeio, resultando em um coquetel com um sabor mais tropical.

Ingredientes

60 ml de rum Havana Club 7 anos

1 cubo de açúcar

2 dashes de Peychaud’s Bitters

1 dash de absinto

Casca de limão

Modo de preparo

Em um copo rocks, coloque o cubo de açúcar e adicione os dashes de Peychaud’s Bitters, macerando os ingredientes até dissolver bem. Adicione o rum escuro e mexa bem. Coloque cubos de gelo e mexa, deixe a mistura bem gelada. Em um copo separado, lave a parte interna do copo antigo com absinto, descartando o excesso de líquido. Coe o coquetel do copo de mistura para o copo antigo previamente preparado. Finalize torcendo a casca de limão sobre o copo e esfregue a casca ao longo da borda antes de colocá-la como guarnição.


Quer aprender como fazer drinks variados? Vem conhecer as receitas disponíveis! Além disso, no blog do Bar Aberto você também pode encontrar curiosidades e dicas.

Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).