Postado 16 de novembro de 2023 em Curiosidades
Quando falamos sobre bares, é muito comum ouvir os termos “barman” e “bartender” como sinônimos, não é mesmo? Mas será que eles realmente são? Neste artigo vamos te explicar que existem certas diferenças entre barman e bartender, mas há quem diga que no dia a dia elas não importam tanto assim.
Abaixo, você conhece mais sobre os termos, além de entender o que é um mixologista, e nossa sugestão com uma lista de coquetéis para começar a preparar em casa!
Barman
Como o nome já diz, ele é o “homem do bar” (Barmaid ou Barwoman, para as mulheres). Fica encarregado desde preparar os coquetéis até tarefas mais simples, como abrir garrafas. Durante a Lei Seca nos Estados Unidos, eram trabalhadores de confiança dentro dos bares, criando misturas para disfarçar o álcool nos coquetéis e guardando segredos de clientes e donos dos estabelecimentos.
Para alguns, o barman vem de uma escola mais tradicional da coquetelaria. Onde até mesmo suas vestimentas o diferem, usando uma roupa clássica. Sempre estará no balcão do bar para atender os clientes. Não é necessário um curso de barman formal para trabalhar, muitos começam até mesmo lavando copos e vão subindo conforme ganham mais conhecimento sobre os coquetéis e outras bebidas.
Bartender
Pode até parecer, mas este não é um termo recente. O bartender (atendente de bar, do inglês, usado tanto para homens quanto para mulheres) existe há bastante tempo. Durante uma época, os donos dos bares eram chamados assim também. Diferente do barman, o bartender assume papéis além do preparar coquetéis e do atendimento ao público. Ele é responsável pelo inventário do bar e precisa entender a gestão do negócio. Também será visto em restaurantes, preparando drinks para festas, eventos, cruzeiros e outros lugares que vão além do bar tradicional.
Nos anos 80, o termo foi difundido para diferenciar os profissionais mais jovens, que usavam roupa informal e impressionavam os clientes com acrobacias durante o preparo de drinks e coquetéis. Assim como o barman, não existe uma regra de formação com curso de bartender. Mas é preciso se dedicar aos estudos sobre coquetéis e outras bebidas, além de aprimorar as técnicas de preparo dos drinks e guarnições.
O Dia do Bartender é comemorado no dia 4 de outubro, e você pode saber muito mais no artigo especial que preparamos! Clique aqui para ler na íntegra.
E o mixologista?
Existe uma frase bastante importante e conhecida: todo mixologista é um bartender, mas nem todo bartender é um mixologista. Isso porque para ser um mixologista, é preciso se aprofundar nos estudos sobre coquetéis, destilados, na coquetelaria clássica e contemporânea, além, é claro, de estar sempre atento às tendências. O que difere do bartender é exatamente esse conhecimento maior e a dedicação para entender os ingredientes.
Existem alguns cursos de mixologia que podem ajudar a entender melhor a história da coquetelaria, as técnicas, atendimento e aprofundar o conhecimento nas bebidas.
Para aprender os clássicos
Que tal começar na coquetelaria aprendendo alguns coquetéis clássicos e populares? Separamos uma lista com receitas aqui no Bar Aberto para que você possa experimentar em casa! É só clicar para saber mais.
Moscow Mule
Negroni
Caipirinha
Gin Tônica
Bloody Mary
Piña Colada
Vesper Martini
Aqui no Bar Aberto você tem diversas receitas disponíveis, além de curiosidades sobre o mundo da coquetelaria, sugestões de harmonização e dicas para começar preparar seus drinks em casa. É só acessar o nosso blog e aproveitar os conteúdos!
Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).