Postado 21 de setembro de 2023 em Absolut, Vodka, Receitas, Sem categoria
Se você quer aprender como fazer drinks simples para receber as visitas ou celebrar momentos especiais, veio ao lugar certo. Aqui, a gente descomplica diversas receitas e, hoje, vamos te ensinar a preparar o famoso coquetel Bellini.
Ele é considerado um clássico da mixologia italiana e faz homenagem ao pintor renascentista Giovanni Bellini. Combinando suco de pêssego e Prosecco, sua receita resulta em um drink refrescante e frutado. Ótima opção para comemorações em dias quentes.
A seguir, você confere mais detalhes sobre a história do Bellini e sua receita original, além de variações com outras frutas!
Bellini: de Veneza para o mundo
De acordo com os registros existentes, o Bellini foi criado em 1948, por Giuseppe Cipriani, fundador do Harry’s Bar, em Veneza, na Itália.
Como mencionamos, acredita-se que o coquetel Bellini foi batizado em homenagem ao pintor Giovanni Bellini. A escolha teria partido das cores vibrantes do drink, que rementem aos tons utilizados pelo artista em suas obras.
Vale destacar que o sucesso do coquetel está relacionado ao prestígio do Harry’s Bar. Localizado às margens do Grand Canal, o estabelecimento ficou extremamente conhecido por reunir diversas celebridades nas décadas de 1940 e 1950, como o ator Charlie Chaplin e o pintor Pablo Picasso. Tais circunstâncias fizeram com que o drink se populariza-se em todos os cantos do mundo ainda mais rápido.
Recomendações para o espumante
Como adiantamos, o Prosecco é marca registrada do Bellini. Para fazer o drink com o espumante certo, é importante que você conheça alguns detalhes da bebida para não se confundir na hora de comprá-la.
Para ser considerado um espumante Prosecco de verdade, o produto deve ser fabricado nas regiões de Vêneto ou Friuli Venezia Giulia, localizadas no nordeste da Itália. Além disso, ele precisa conter, no mínimo, 80% de uva Glera em sua composição.
Infelizmente, ainda é comum encontrar espumantes intitulados como Prosecco de forma inadequada. Isso porque até 2009 a uva Glera também era conhecida pelo nome Prosecco, fazendo com que muitas marcas utilizassem a nomenclatura para se referir à uva em vez da localização da fabricação.
Por isso, quando for comprar o Prosecco para preparar o drink, lembre-se de conferir o local de origem da bebida.
Receita de Bellini e Bellini Vodka
Apesar de ser um coquetel sofisticado, ele é bem fácil de ser preparado e conta com poucos ingredientes. A receita original de Cipriani leva apenas Prosecco e suco de pêssego. Entretanto, atualmente, o Harry’s Bar, em Veneza, também oferece uma receita de Bellini Vodka, que adiciona destilado ao preparo.
Em ambas as opções, é importante que o suco e as bebidas alcoólicas estejam bem gelados, para garantir uma experiência suave e refrescante. A seguir, você aprende como fazer o Bellini nas duas versões:
Bellini original
Ingredientes
1 parte de suco de pêssegos brancos
3 partes de Prosecco
Modo de preparo
Em uma taça comprida e previamente resfriada, coloque as 3 partes de Prosseco bem gelado. Complete o recipiente com 1 parte de suco de pêssego. Mexa levemente para que os líquidos se misturem e sirva.
Bellini Vodka
Ingredientes
2 partes de Absolut Vodka
1 parte de suco de pêssegos brancos
1 parte de Prosecco
Modo de preparo
Em uma taça comprida e resfriada, adicione as partes de vodka e suco de pêssego. Misture os ingredientes gentilmente e complete o recipiente com Prosecco bem gelado.
Variações do Bellini
Por depender de uma fruta sazonal, o drink com pêssego só podia ser produzido durante os meses de verão. Para contornar essa situação e servir o coquetel durante o ano todo, Cipriani decidiu criar uma versão da receita com suco de laranja, dando origem à famosa Mimosa, que é tão popular quanto a bebida original.
A partir disso, foram criadas variações do drink com frutas diversas, e cada uma possui seu próprio nome. Se você não encontrar ou não gostar de pêssegos brancos, pode seguir alguma das versões abaixo:
Para preparar qualquer uma dessas bebidas refrescantes, é só seguir a receita original de Bellini ou de Bellini Vodka e substituir a parte do suco de pêssego pelo suco que preferir.
Aqui no Bar Aberto, você encontra diversas receitas de drinks com e sem álcool para preparar em casa, além de dicas e curiosidades sobre o mundo da mixologia. Acesse e saiba mais!
Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).