Blog Home / Receitas / Bellini: aprenda a fazer o clássico drink italiano

Bellini: aprenda a fazer o clássico drink italiano

Se você quer aprender como fazer drinks simples para receber as visitas ou celebrar momentos especiais, veio ao lugar certo. Aqui, a gente descomplica diversas receitas e, hoje, vamos te ensinar a preparar o famoso coquetel Bellini.

Ele é considerado um clássico da mixologia italiana e faz homenagem ao pintor renascentista Giovanni Bellini. Combinando suco de pêssego e Prosecco, sua receita resulta em um drink refrescante e frutado. Ótima opção para comemorações em dias quentes.

A seguir, você confere mais detalhes sobre a história do Bellini e sua receita original, além de variações com outras frutas!

Bellini: de Veneza para o mundo

Imagem com duas taças com líquido vermelho. Ao fundo temos uma garrafa de Absolut e algumas amoras.

De acordo com os registros existentes, o Bellini foi criado em 1948, por Giuseppe Cipriani, fundador do Harry’s Bar, em Veneza, na Itália.

Como mencionamos, acredita-se que o coquetel Bellini foi batizado em homenagem ao pintor Giovanni Bellini. A escolha teria partido das cores vibrantes do drink, que rementem aos tons utilizados pelo artista em suas obras.

Vale destacar que o sucesso do coquetel está relacionado ao prestígio do Harry’s Bar. Localizado às margens do Grand Canal, o estabelecimento ficou extremamente conhecido por reunir diversas celebridades nas décadas de 1940 e 1950, como o ator Charlie Chaplin e o pintor Pablo Picasso. Tais circunstâncias fizeram com que o drink se populariza-se em todos os cantos do mundo ainda mais rápido.

Recomendações para o espumante

Imagem de duas taças com espumante em uma superfície de madeira e de fundo uma piscina.

Como adiantamos, o Prosecco é marca registrada do Bellini. Para fazer o drink com o espumante certo, é importante que você conheça alguns detalhes da bebida para não se confundir na hora de comprá-la.

Para ser considerado um espumante Prosecco de verdade, o produto deve ser fabricado nas regiões de Vêneto ou Friuli Venezia Giulia, localizadas no nordeste da Itália. Além disso, ele precisa conter, no mínimo, 80% de uva Glera em sua composição.

Infelizmente, ainda é comum encontrar espumantes intitulados como Prosecco de forma inadequada. Isso porque até 2009 a uva Glera também era conhecida pelo nome Prosecco, fazendo com que muitas marcas utilizassem a nomenclatura para se referir à uva em vez da localização da fabricação.

Por isso, quando for comprar o Prosecco para preparar o drink, lembre-se de conferir o local de origem da bebida.

Receita de Bellini e Bellini Vodka

Taças da bebida Bellini, com garrafa de Absolut no fundo e alguns petiscos.

Apesar de ser um coquetel sofisticado, ele é bem fácil de ser preparado e conta com poucos ingredientes. A receita original de Cipriani leva apenas Prosecco e suco de pêssego. Entretanto, atualmente, o Harry’s Bar, em Veneza, também oferece uma receita de Bellini Vodka, que adiciona destilado ao preparo.

Em ambas as opções, é importante que o suco e as bebidas alcoólicas estejam bem gelados, para garantir uma experiência suave e refrescante. A seguir, você aprende como fazer o Bellini nas duas versões:

Bellini original

Ingredientes

1 parte de suco de pêssegos brancos

3 partes de Prosecco

Modo de preparo

Em uma taça comprida e previamente resfriada, coloque as 3 partes de Prosseco bem gelado. Complete o recipiente com 1 parte de suco de pêssego. Mexa levemente para que os líquidos se misturem e sirva.

Bellini Vodka

Ingredientes

2 partes de Absolut Vodka

1 parte de suco de pêssegos brancos

1 parte de Prosecco

Modo de preparo

Em uma taça comprida e resfriada, adicione as partes de vodka e suco de pêssego. Misture os ingredientes gentilmente e complete o recipiente com Prosecco bem gelado.

Variações do Bellini

Por depender de uma fruta sazonal, o drink com pêssego só podia ser produzido durante os meses de verão. Para contornar essa situação e servir o coquetel durante o ano todo, Cipriani decidiu criar uma versão da receita com suco de laranja, dando origem à famosa Mimosa, que é tão popular quanto a bebida original.

A partir disso, foram criadas variações do drink com frutas diversas, e cada uma possui seu próprio nome. Se você não encontrar ou não gostar de pêssegos brancos, pode seguir alguma das versões abaixo:

  • Mimosa: feita com suco de laranja;
  • Puccini: feita com suco de tangerina;
  • Rossini: feita com suco de morango;
  • Tintoretto: feita com suco de romã;
  • Ticiano: feita com suco de uva.

Para preparar qualquer uma dessas bebidas refrescantes, é só seguir a receita original de Bellini ou de Bellini Vodka e substituir a parte do suco de pêssego pelo suco que preferir.


Aqui no Bar Aberto, você encontra diversas receitas de drinks com e sem álcool para preparar em casa, além de dicas e curiosidades sobre o mundo da mixologia. Acesse e saiba mais!

Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).