Blog Home / Receitas / Painkiller: um nome inusitado para um drink com rum

Painkiller: um nome inusitado para um drink com rum

Imagem de uma taça de Painkiller com uma fatia de abacaxi na borda, ao lado de um abacaxi com uma praia ao fundo.
Imagem de uma taça de Painkiller com uma fatia de abacaxi na borda, ao lado de um abacaxi com uma praia ao fundo.

Image by vecstock on Freepik

Suco de frutas e o sabor do rum criam uma aura tropical e ensolarada para esse coquetel. O Painkiller (analgésico, em tradução livre do inglês) é um clássico dos anos 1970 que se tornou icônico e muito popular nos bares do mundo.

Por mais que possamos encontrar variações da receita, a base de rum, suco de laranja, creme de coco e suco de abacaxi seguem como as principais características desse coquetel. Quer saber como preparar esse drink refrescante, conhecer sua história e as possibilidades que a receita traz? É só seguir com a gente!

A história do Painkiller

Imagem tirada de cima de três copos de Painkiller e ao redor fatias de abacaxi e cocos.
Image by atlascompany on Freepik

Como mencionamos, o Painkiller foi criado na década de 1970, no Soggy Dollar Bar. O local fica em Jost Van Dyke, nas Ilhas Virgens Britânicas no Caribe. Seu nome possui uma curiosidade, a tradução é “dólar molhado”, isso porque não existia um ancoradouro para os barcos no lugar e os clientes precisavam nadar até a costa. Por isso, o dinheiro acabava chegando molhado. Inusitado, não é?

Dizem que o coquetel foi criado por Daphne Henderson, bartender do Soggy Dollar Bar na época. Devido a popularidade que o Painkiller ganhou, muitas pessoas iam até o bar somente para conhecer o coquetel tropical e aproveitar um descanso sob as palmeiras caribenhas e a vista para o mar.

O drink se tornou tão importante para a ilha, que anualmente acontece o Painkiller Cup, onde as pessoas competem em uma corrida de veleiros ao redor da ilha para celebrar o coquetel icônico e o estilo de vida descontraído e tropical de Jost Van Dyke. Além disso, o evento atrai muitos turistas e possui atividades sociais, festas na praia, música, e muitos coquetéis.

Receita Painkiller

Imagem de copos de Painkiller e ao redor abacaxis, cocos e folhagens.
Image by atlascompany on Freepik

Abaixo, sugerimos uma receita base para a preparação do coquetel. É possível encontrar variações na dose dos ingredientes, dependendo do bar ou do bartender. Você pode testar e equilibrar as medidas conforme o seu gosto pessoal. O rum característico do Painkiller é o Navy, mas nem sempre é fácil de encontrar ou acessível. Por isso, sugerimos que opte por um rum escuro!

Ingredientes

60 ml de rum escuro

120 ml de suco de abacaxi

30 ml de suco de laranja

30 ml de creme de coco

Gelo

Noz-moscada ralada para decorar

Pequeno triângulo de abacaxi para decorar

Modo de preparo

No liquidificador, adicione todos os ingredientes com bastante gelo. Bata até misturar bem. Sirva em um copo alto, tipo Collins, com cubos de gelo e polvilhe uma pitada de noz-moscada ralada por cima do coquetel. Você pode decorar o copo com uma fatia de abacaxi na borda.

Como variar a receita original

Existem várias formas interessantes de criar sabores com a receita base do Painkiller. Você pode fazer substituições ou acrescentar ingredientes. Por exemplo, trocar o rum escuro pelo rum dourado, ou ainda o suco de abacaxi pelo suco de manga ou maracujá.

A adição de especiarias também é uma possibilidade para deixar o coquetel mais aromático, sugerimos testar a canela e o cardamomo. Algumas pitadas de molho de pimenta deixam o coquetel picante e com sabor intrigante. Gosta do sabor de avelã? Você pode experimentar trocar o clássico creme de coco pelo creme de avelã, ou ainda outros licores adocicados.

Para aquecer os invernos gelados, o Painkiller também pode se transformar em uma bebida quente. É só aquecer os sucos de frutas e o creme de coco, sem deixar ferver, e misturar com o rum em uma caneca. Para uma versão sem álcool, retire o rum e aumente o suco de abacaxi da receita.

Que tal descobrir novas receitas de drinks, como 3 coquetéis com frutas? É só acessar o blog do Bar Aberto e ficar por dentro do mundo da coquetelaria com curiosidades, dicas de harmonização e muito mais!

Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).