Postado 26 de julho de 2023 em Havana Club, Malibu, Rum, Receitas
A balada romântica dos anos 70, “Escape” de Rupert Holmes, fala sobre um casal que caiu na rotina. Ele lê o anúncio no jornal de uma pessoa que buscava um encontro romântico com alguém que gostasse de várias coisas, incluindo Piña Colada e responde. Ao marcar o encontro, descobre que a mulher misteriosa com quem desejava escapar e tinha tanto em comum, era a sua própria esposa. A canção fez muito sucesso e popularizou ainda mais o drink com rum porto riquenho.
O coquetel se tornou tão popular que é considerado a bebida nacional de Porto Rico desde 1978. E tem um dia próprio para comemorar sua criação, 10 de julho é o Dia Internacional da Piña Colada. Quer aprender a fazer esse clássico tropical? Continue com a gente!
Um clássico tropical
Um clássico tropical, a Piña Colada combina rum, suco de abacaxi e leite de coco. Acredita-se que sua origem remonta ao século XIX em Porto Rico, embora a história exata seja um pouco incerta. Existem várias histórias e disputas sobre quem realmente inventou o coquetel, mas algumas fontes creditam sua criação a um bartender chamado Ramón “Monchito” Marrero, que trabalhava no Hotel Caribe Hilton em San Juan, Porto Rico.
Segundo a história mais popular, em 1954, o Hotel Caribe Hilton estava procurando uma bebida exclusiva para servir aos seus clientes. Monchito foi encarregado dessa tarefa e, depois de muito experimentar, criou a Piña Colada. Ele combinou rum branco, suco de abacaxi fresco e creme de coco, agitou a mistura com gelo e serviu-a em um copo decorado com uma fatia de abacaxi e uma cereja. O coquetel se tornou um sucesso instantâneo e desde então se espalhou pelo mundo como uma bebida tropical icônica.
Receita clássica da Piña Colada
Os drinks com frutas são escolhas certeiras para quem busca um sabor mais doce e refrescante. A Piña Colada leva poucos ingredientes e é simples e fácil.
Ingredientes
60 ml de Rum Havana Club 3 anos
120 ml de suco de abacaxi
60 ml de leite de coco
Gelo
Fatia de abacaxi e cereja (para decorar)
Modo de preparo
No liquidificador, adicione o rum branco, o leite de coco e o suco de abacaxi. Acrescente o gelo e bata até obter uma mistura cremosa. Encha um copo alto com a bebida para uma melhor apresentação. Para a decoração, use uma fatia de abacaxi e uma cereja espetada em um palito.
Receita sem álcool da Piña Colada
Ingredientes
120 ml de suco de abacaxi
60 ml de leite de coco
60 ml de leite condensado
Gelo
Fatia de abacaxi e cereja (para decorar)
Modo de preparo
Em um liquidificador, adicione o suco de abacaxi, o leite de coco e o leite condensado. Adicione uma boa quantidade de gelo e bata até obter uma mistura homogênea e cremosa. Despeje a bebida em um copo alto. Decore com uma fatia de abacaxi e uma cereja espetada em um palito. Sirva com um canudo.
Existem variações da Piña Colada?
Sim! Existem várias variações e adaptações da receita clássica da Piña Colada. Alguns bartenders e entusiastas de coquetéis gostam de adicionar ingredientes extras para criar diferentes sabores. Conheça seis variações populares do coquetel:
– Frozen Piña Colada: essa versão é feita com os mesmos ingredientes da receita clássica, mas em vez de ser batida com gelo no liquidificador, é servida na consistência de um smoothie congelado.
– Strawberry Piña Colada: aqui é só adicionar morangos frescos ou xarope de morango à receita clássica para dar um toque frutado e adocicado.
– Mango Piña Colada: substitua parte ou todo o suco de abacaxi por suco de manga, adicionando um sabor tropical diferente.
– Coconut Piña Colada: aumente a quantidade de leite de coco para enfatizar o sabor do coco na bebida.
– Spiced Piña Colada: especiarias como canela, noz-moscada ou cardamomo dão um toque extra de sabor e aroma à receita.
– Piña Colada com rum escuro: em vez de usar rum branco, use rum envelhecido ou rum escuro para uma versão mais robusta e rica.
Quer aprender outras receitas famosas que levam rum? Vem conhecer as receitas cubanas de Havana Daiquiri e Havana Cuba Libre. No blog do Bar Aberto você também pode encontrar drinks, curiosidades e dicas!
Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa (Beba mais água).