Blog Home / Curiosidades / Rum: tipos, produção e um coquetel clássico

Rum: tipos, produção e um coquetel clássico

Imagem de uma garrafa de Rum Havana Club inclinada com a ponta encostada em uma parede branca.
Imagem de uma garrafa de Rum Havana Club inclinada com a ponta encostada em uma parede branca.

Presente nas músicas dos navios piratas e em drinks clássicos, como a Piña Colada e o Mojito, o rum é parte da cultura caribenha que ganhou o mundo. O destilado é feito a partir de derivados da cana-de-açúcar e sua origem remonta ao século XVII.

Muitos países alegam ser o berço da origem da bebida. Da Índia às ilhas caribenhas, colonizadas pelos europeus, o rum começou a ser produzido a partir da fermentação do melaço, com levedura e água. Os colonizadores começaram a cultivar a cana-de-açúcar nas Caraíbas e expandiram as plantações pelas ilhas. Os melhores produtores estão na Jamaica, Cuba, Porto Rico e, principalmente, Barbados. Neste último, o destilado é considerado um patrimônio cultural.

Como é feito o rum

Imagem de um homem de camisa branca do Havana Club com uma pipeta grande na mão servindo uma taça que está apoiada em um barril de carvalho. Ao fundo outros barris.

Para o destilado chegar à prateleira, existem diversas etapas importantes no processo de produção. Começando pela escolha da matéria-prima, a cana-de-açúcar (o melaço para os runs tradicionais e o suco fresco para o rum agrícola). Na utilização do melaço, ele é aquecido e diluído em água para começar o processo de fermentação.

Para a fermentação ocorrer, o líquido é colocado em tanques para que as leveduras (que podem ser naturais ou não, dependendo da tradição) comecem o processo de transformar o açúcar em álcool. Essa etapa pode levar alguns dias ou semanas. Após isso, é preciso destilar o líquido. Aqui entram os famosos alambiques de cobre, de coluna ou de panela, dependendo do tipo de rum a ser produzido. A destilação tem o objetivo de remover as impurezas e aumentar o teor alcoólico.

Destilação feita, é hora de envelhecer em barris de carvalho. Cada tipo de rum tem um tempo para essa etapa da produção. O contato com a madeira ajuda o destilado a obter sabor, cor e aroma. Alguns runs envelhecidos podem ser misturados com outros mais jovens (blending) para chegar em um perfil desejado. Depois, é só filtrar, ajustar o teor alcoólico, engarrafar e rotular seguindo as normas locais de cada país.

Tipos de rum

Imagem de um homem com óculos e camisa branca, segurando com uma mão a haste e com a outra a ponta de uma taça com rum. Ao fundo, vários barris de carvalho do Havana Club.

Existem diversos tipos de rum no mercado, alguns mais conhecidos que outros. Os nomes podem variar dependendo do seu local de origem e das regulamentações presentes em cada país. Entre os principais podemos destacar:

Rum branco (white ou silver): versátil, leve e neutro, esse é o tipo que sofre menos envelhecimento no processo em barris novos. É ideal para ser usado em coquetéis.

Rum dourado (gold): o período maior de envelhecimento faz desse rum um destilado mais complexo e com uma cor diferente, dourada.

Rum escuro (dark): com notas de caramelo, passa por um período longo de envelhecimento em barril de carvalho. Sua cor é mais escura que os runs acima e possui um sabor mais intenso.

Rum envelhecido (aged): esse tipo é envelhecido por um período que pode chegar a 15 anos ou mais. Quanto mais tempo, mais complexo o seu sabor.

Rum premium: nessa categoria estão os destilados de alta qualidade, feitos a partir de produções especiais e destinados para apreciar de forma pura.

Rum agrícola: diferente dos runs tradicionais, o agrícola é feito a partir do suco fresco da cana-de-açúcar e é bastante comum e regulamentado em Martinica e Guadalupe.

Rum especiado (spiced): nem só na culinária os condimentos são usados. Esse tipo de rum é aromatizado com especiarias que deixam o sabor único. Pode ser usado canela, cravo, baunilha e noz-moscada.

Overproof Rum: com teor alcoólico mais alto que os runs tradicionais, o overproof chega a 50% de álcool por volume.

Mojito

Imagem de uma mulher preparando um copo de Mojito com folhas de hortelã sobre uma tábua de madeira, ao lado de uma colher de pau. Na mesa, encontra-se uma garrafa destampada de rum Havana Club, um pote de açúcar, folhas de hortelã, um caderno aberto, uma bacia de gelo e limões. Ao fundo, em um armário, há objetos apoiados, algumas folhas e um cesto com frutas e verduras.

Além de poder apreciar puro, você também pode usar o rum para preparar coquetéis. O Mojito é um clássico refrescante e equilibrado, bastante popular em bares e restaurantes de todo o mundo.

Ingredientes

60 ml de rum Havana Club 3 anos

30 ml de suco de limão fresco

2 colheres de chá de açúcar

6-8 folhas de hortelã

Cubos de gelo

Água com gás (club soda)

Fatia de limão e ramo de hortelã para guarnição

Modo de preparo

Em um copo alto, coloque as folhas de hortelã e o açúcar. Usando um socador ou pilão, amasse suavemente as folhas de hortelã para liberar o sabor e misture-as com o açúcar. Adicione o suco de limão fresco e o rum branco ao copo. Encha com cubos de gelo e complete com água com gás (club soda) até o topo. Mexa suavemente para misturar todos os ingredientes. Decore o coquetel com uma fatia de limão e um ramo de hortelã na borda do copo.


Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).