Postado 21 de junho de 2023 em Sem Álcool, Receitas
Cada dia mais os mocktails, ou drinks não alcoólicos, vem ganhando apreciadores pelos bares do Brasil. Você se engana se pensa que são simples misturas de frutas, ervas e bebidas gaseificadas. Assim como os drinks alcoólicos, as receitas são especialmente criadas para equilibrar todos os ingredientes e proporcionar um sabor e visual único para cada mocktail. E entre eles, um dos mais famosos é o Shirley Temple.
Quer saber mais sobre esse mocktail e aprender 3 receitas? É só conferir abaixo!
Uma das mais famosas atrizes mirins de Hollywood, Shirley Temple começou sua carreira com apenas 3 anos de idade. Segundo uma das histórias contadas, Shirley frequentava o Brown Derby em Hollywood com seus pais e o coquetel foi criado para que ela pudesse ter algo especial durantes os jantares em 1930. Outra história diz que a invenção é de um garçom do Chasen’s, um restaurante de West Hollywood bastante frequentado por celebridades da época. Independente disso, a atriz declarou que não teve nada a ver com criação do drink. Inclusive, o achava muito doce.
O coquetel se tornou tão popular que acabou sendo servido em todo o país e até em outras partes do mundo. O Shirley Temple é conhecido por sua cor rosa e sabor doce e frutado, e se tornou um clássico para as crianças em eventos como festas de aniversário, assim como para adultos que optam por um drink sem álcool.
Durante a Lei Seca nos Estados Unidos, de 1920 a 1933, a produção e venda de bebidas alcoólicas era proibida por lei. Mesmo não sendo clara a origem dos mocktails, acredita-se que os primeiros foram criados neste período, como uma alternativa aos coquetéis alcoólicos.
Com a crescente procura por opções sem álcool em bares e restaurantes, os mocktails têm se tornado cada vez mais populares e são facilmente encontrados nos menus. Muitas pessoas têm buscado estilos de vida sem o consumo de álcool, mas não abrem mão de drinks saborosos e diferentes. E muitos bartenders têm criado receitas complexas e criativas, utilizando xaropes, sucos frescos e ervas aromáticas para dar sabor e personalidade aos drinks não alcoólicos.
Refrescante e fácil de fazer, separamos três versões para aprender como fazer o coquetel sem álcool.
Shirley Temple Clássico
1/2 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de ginger ale
1 colher de sopa de grenadine
Gelo
Cereja e fatia de limão para decorar (opcional)
Modo de preparo: encha um copo alto com gelo. Adicione o suco de laranja, ginger ale e grenadine no copo. Mexa gentilmente com uma colher. Decore com uma cereja e uma fatia de limão, se desejar.
Lembre-se de que a receita pode ser ajustada de acordo com o que gostar. Pode adicionar mais ou menos grenadine para tornar a bebida mais doce ou menos doce.
Shirley Temple com Chá de Hibisco
1/2 xícara de chá de hibisco gelado
1/2 xícara de refrigerante de limão
2 colheres de sopa de xarope de framboesa
Gelo
Folhas de hortelã para decorar
Modo de preparo: em um copo alto, acrescente o chá de hibisco e o refrigerante de limão. Adicione o xarope de framboesa e misture bem. Coloque o gelo e mexa novamente. Decore com folhas de hortelã e sirva.
Shirley Temple com Cranberry
1/2 xícara de suco de cranberry
1/2 xícara de refrigerante de limão
2 colheres de sopa de xarope de cereja
Gelo
Cerejas para decorar
Modo de preparo: em um copo alto, adicione o suco de cranberry e o refrigerante de limão. Acrescente o xarope de cereja e misture bem. Coloque o gelo e mexa novamente. Decore com cerejas e sirva.
Quer saber mais sobre o mundo da coquetelaria? No Bar Aberto você encontra diversas receitas de drinks com e sem álcool, além de dicas de mixologia, harmonização e curiosidades sobre as bebidas. Acesse e confira!
* Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).